10 janeiro 2013

Uma escadaria, uma história...


Fotos: Pedro Kirilos | O Globo  e Marizilda Cruppe | O Globo
Quando a gente viu na internet, a notícia da trágica morte do artista plástico chileno, Jorge Selarón de 65 anos, a gente ficou completamente arrasado.

O artista que transformou a escadaria do convento de Santa Teresa que liga o bairro à Lapa em uma verdadeira Obra de arte, foi encontrado morto nas escadarias que levavam seu nome.

O artista que começou o seu trabalho em 1990, por iniciativa própria, apenas para transformar uma escadaria feia na época da copa de 94, em uma escadaria nas cores do Brasil, nunca imaginou que seria o autor de uma escadaria famosa. Logo em seguida, turistas ajudavam o artista levando azulejos e comprando suas telas e no ano de 2000, o artista começou a inserir o vermelho na escadaria que para ele dava um colorido diferente e vibrante. Porque o vermelho? "Che Guevara é vermelho. As bandeiras mais bonitas têm o vermelho. O amor é vermelho. Porque vermelho? Porque vermelho é bonito". E Selarón andava pela lapa vestindo short, camisa, gorro e havaianas, tudo na cor vermelho e as vezes era fácil ver o artista passeando com a sua bicicleta da mesma cor.

Em 2005 a escadaria foi tombada e ele se tornou cidadão honorário do Rio de Janeiro.

A escada de 215 degraus e 125 metros ganhou 2 mil azulejos, provenientes de 82 países e o artista também criou um jardim suspenso feito com banheiras antigas.

Pra terminar a sua obra ele teve que vender 25 mil telas para ter dinheiro para comprar o material.


Fotos: Onofre Veras, Jacques Dequeker, Paulo Herédia
A escadaria ficou famosa e já foi pano de fundo para clipes, editoriais de moda, comerciais e campanhas. O ponto turístico recebe mais de 500 turistas por dia no final de semana.

O artista que amava pintar mulheres negras grávidas pintou alguns azulejos com o seu auto-retrato que pertence ao acervo da escadaria.

Já imaginaram uma coleção com inspiração na escadaria e no famoso vermelho de Selarón?
A escadaria é rica em detalhes, texturas, frases, icones e história. Perfeito né?
Acho que algum estilista/ marca, podiam pensar numa coleção inteirinha baseada na obra do artista chileno.
Moda e Selarón....quem sabe?

E dando uma pesquisada achei um documentário super bacana sobre Selarón com roteiro, direção e montagem por Rodolfo Gomes e Rafael Bacelar.



A escadaria que é tão colorida, hoje fica de luto e se despede de grande um artista.

Paulo Herédia

Comente com o Facebook:

2 comentários:

 
Capitão Zeferino por Fran Sartor e Paulo Herédia, Blog de Moda, Niteroi, RJ © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados