25 junho 2019

Mulheres da nova geração: Perennials

Olá Zeferinos,

Tudo bom com vocês?

Passando por aqui para bater um papo bacana!
Acho que todo mundo já ouviu falar dos tão famosos Millenials ou Geração Y, geração da qual nós fazemos parte, que são as pessoas que vivenciaram a explosão da internet, ou seja nascidos entre 1980/82 até o final dos anos 1990, e que por terem nascido em um período de profundas e aceleradas inovações tecnológicas, os millennials são tidos como antenados, flexíveis, confiantes e criativos, porém agora chegou a vez dos Perennials!!!

Perennials: a geração ageless
Para Gina Pell, chefe de conteúdo da The What, uma “lista inteligente para pessoas curiosas”, perennial é um indivíduo cujo estilo de vida contém gostos e hábitos de diversas faixas etárias. Esse movimento, portanto, não está fundamentado em aspectos cronológicos, mas sim em identidade social. A antropóloga carioca Hilaine Yaccoub acrescenta: “Quem puxa a fila são as mulheres acima dos 40. Quando chegam a essa idade, alcançam um grau de maturidade em que a aprovação dos outros deixa de ser imprescindível. Elas ficam mais leves, mais donas de si e bancam suas escolhas, mesmo que discordem da maioria”.
Não precisa ir muito longe, eu mesma com 33 anos não me sinto como eu imaginava que seria com 33 anos! É só pensarmos quando éramos adolescentes, as pessoas de 30-40 anos eram pessoas de meia idade, as mulheres de 50 já eram semi idosas, e hoje não é isso que vemos, vemos mulheres com mais de 40 anos tentando coisas novas, buscando seus objetivos, vivendo novas experiências e até começando novos empreendimentos, ou seja, agindo como pessoas que não se encaixam em uma geração específica, já que são indivíduos de qualquer idade, atualizados tecnologicamente e com amigos de qualquer idade. Isso quer dizer que é uma geração que representa um novo lifestyle ageless – estilo de vida sem idade ou atemporal. Em 2017, a SuperHuman, agência de marketing britânica especializada no público feminino, identificou uma tendência que já é muito presente na prática: tornou-se ultrapassada entre as mulheres a ideia de meia-idade. Mais de 500 mulheres acima de 40 anos foram ouvidas no Reino Unido, e os resultados indicaram que dois terços delas creem estar no auge da vida, enquanto 67% declararam se sentir mais confiantes do que há dez anos e 84% defendem que a idade não pode defini-las. “Ter passado dos 40, hoje, é muito diferente do que 15 anos atrás [90% das entrevistadas nos disseram que têm estilo e atitude muito mais jovens do que tinham suas mães]. Essas mulheres têm sede de experiências tanto quanto as millennials”, constata Sandra Peat, cofundadora da SuperHuman.

O que move essa nova geração de perennials é a vontade de viver, ousar, desenvolver novas habilidades, assumir riscos e se reinventar. São mulheres de alma jovem, que permanecem produtivas e possuem uma rotina leve e independente. Para Gustavo Pessoa, psicólogo e mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela USP, pessoas de todas as faixas etárias podem apresentar comportamentos adaptados ao século XXI (ou aos millennials), como o respeito à diversidade, à valorização de perfis e às diversas competências. “E podem, ainda, questionar o status quo e desejar relações mais horizontais, além de um cotidiano menos engessado por regras e costumes que inibem a individualidade. Esses são os perennials”. Segundo Pessoa, a sociedade busca manter certos valores que guardam algum grau de funcionalidade e preservam sua produtividade. Sendo assim, sempre haverá crítica ao aparecimento de outros que possam gerar transformações sociais. “Mas essa forma de se situar no mundo, sem estar preso a uma definição geracional, chegou para ficar”, atesta. Pessoa diz ainda que, para o mercado, faz muito sentido compreender uma série de comportamentos e valores relacionados a um grupo de pessoas que não se defina por idade, etnia, gênero ou classe social.

Algumas mulheres que pra mim são total perennials:
Sarah Jane Adams, sessentona designer de jóias, de cabelos brancos e pele bem cuidada, mas ainda assim com marcas que não se envergonha! Esbanja beleza e simpatia e não faz um clique sem batom!


Jennifer Lopez, nossa musa J.Lo, cantora, compositora, produtora musical, dançarina, atriz, modelo, estilista, produtora de televisão, coreógrafa e empresária, de ascendência porto-riquenha. Quem diz ai que ela vai completar 50 em 2019? huh? Passada hein?


Xuxa, 56 anos, a rainha dos baixinhos.



Eu sei que estou achando o máximo ler cada vez mais sobre o assunto! Assim que tomei consciência do termo Perennials, consegui perceber isso tudo claramente em várias pessoas ao meu redor! Se não fosse minha idade inferior, também me denominaria uma perennial! eheheheh

E vocês? o que acharam do assunto? conseguem ver mulheres com esse perfil?

Um super beijo
Fran

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Capitão Zeferino por Fran Sartor e Paulo Herédia, Blog de Moda, Niteroi, RJ © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados