17 novembro 2020

COMEMOS NO MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE | QUE EXPERIÊNCIA INCRÍVEL | FRAN COMPROU FLORES NA FEIRA

E aí Zeferinos,
Tudo bem com vocês?

Na nossa ida a trabalho para Gramado, decidimos passar um dia em Porto Alegre! Quem nos conhece a mais tempo sabe que amamos conhecer a capitais e grandes centros! Ficamos hospedados no Hotel Plaza São Rafael, a localização dele é excelente, fica no centro histórico, que é próximo ao aeroporto, e também próximo ao bairro Moinhos de Vento! Achamos um ótimo custo benefício! Assim que deixamos as malas no hotel, já saímos para explorar a cidade, começamos pelo centro histórico e a primeira parada foi o mercado Público de Porto Alegre que é um centro de abastecimento no coração da cidade. Inaugurado em 1869, sobre o primeiro aterro da cidade, tem 106 estabelecimentos com um mix diferenciado de atividades, são bancas de açougue, peixaria, fruteiras e hortigranjeiros, bancas de bebida, fiambrerias, produtos em grãos e naturais, erva-mate, cafeterias, sorveterias, padarias e restaurantes que oferecem bons produtos, procurando praticar uma boa política de preços. O Mercado Público também atua como espaço para manifestações culturais e comunitárias da cidade. 
Dentro do mercado fica o restaurante Gambrinus que é um dos restaurantes mais antigos do brasil, considerada a casa mais tradicional de Porto Alegre que atua desde 1889, com atendimento personalizado e produtos de qualidade.  No cardápio, o destaque vai para o bolinho de bacalhau e o Bacalhau à Gomes de Sá, que foi exatamente o que nós escolhemos para comer, e estava delicioso!!! Além da comida vale falar da arquitetura do local que é incrível , amamos o tento que ganhou um destaque e o meu coração! 

Depois saímos andando pelas ruas do centro histórico até chegar na Casa de Cultura Mario Quintana, que infelizmente está fechada devido a pandemia! Porém, só a estrutura externa já vale a visita, é um prédio rosinha com arquitetura de cair o queixo. A Casa de Cultura Mario Quintana, foi originalmente Hotel Majestic que teve seu auge nas décadas de 1930, 1940 e 1950, é um prédio histórico brasileiro e um centro cultural da cidade de Porto Alegre, um dos maiores e melhores do Brasil. Mario Quintana morou no Hotel de 1968 a 1980 no apartamento 217. Pelo governo do Estado foi imortalizado na Casa de Cultura que leva seu nome e, principalmente, pelo Quarto do Poeta, que tem uma reconstituição fiel com móveis e objetos pessoais do escritor. 
Os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados a todas as formas de arte. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul. 

 Já que a Casa Cultural Mario Quintana estava fechada decidimos passar pela Igreja Nossa Senhora das Dores que é super linda, e andar até o Theatro Municipal São Pedro, Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz) e Catedral Metropolitana de Porto Alegre! 
Da Catedral pegamos um Uber, porque o calor tava intenso e fomos até a Rua Gonçalo de Carvalho, também conhecida como a Rua Mais Bonita do Mundo, que tem árvores de ambos os lados que fazem quase um túnel. E de lá andamos até a Rua Padre Chagas, que seria a Rua Cel. Moreira César para os Niteroienses e a Oscar Freire de São Paulo. Lá você encontra vários restaurantes fofos, lojas, cafeterias, é uma delícia andar por lá, e pra fechar demos uma passadinha rápida no Shopping Moinhos de Vento, e uma caminhada pelo Famoso Parcão ou Parque Moinhos de Vento, onde tem a placa I <3 POA!
Ai voltamos pro Hotel e tomamos aquele banho renovador e seguimos para a Usina do Gasômetro que fica as margens do Rio Guaíba, e que é um ótimo lugar para ver o pôr do sol! Lá também tem uma estátua homenageando a Elis Regina!
E pra curtir o por do sol escolhemos 360 Gastro Bar que é um restaurante circular todo de vidro, sim das paredes ao chão todo de vidro! O restaurante tem um atendimento excelente, e uma culinária contemporânea gaúcha incrível! Nós pedimos uma entradinha Pão de abóbora rústico com sementes de girassol, um vinho da região, tábua churrasqueira, e as sobremesas Blondie de milho com sorvete de capim cidreira e mousse de doce de leite! Um experiência gastronômica sem igual!  
No dia seguinte dedicamos nossa manhã para conhecer o famoso Parque da Redenção ou Parque Farroupilha! Adoramos conhecer, no final dele, próximo ao monumento aos expedicionários acontece uma feirinha de artesanato e de orgânicos, e nos domingos acontece uma feira de antiguidades! 

Vem ver no vídeo todos esses detalhes!


Serviços: 
Hotel Plaza São Rafael
Avenida Alberto Bons, 514 - Centro - Porto Alegre - RS
contato: centraldereservas@plazahoteis.com.br

Mercado Público de Porto Alegre
Lrg. Jornalista Glênio Peres, 1 - Centro - Porto Alegre
Tel: (51) 3286-1811

Restaurante Gambrinus
Avenida Borges de Medeiros, 85 - Centro - Porto Alegre - RS
Dentro do Mercado Público de Porto Alegre
Tel: (51) 3226-6914

Casa de Cultura Mario Andrade
Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre

360 Gastro Bar
Av. João Goulart, 551 - Orla do Guaíba

E aí amores curtiram? Amamos as 24 horas que passamos em POA! 
Espero que tenham curtido as dicas e possam aproveitar!
Um super beijo
Fran e Paulo

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Capitão Zeferino por Fran Sartor e Paulo Herédia, Blog de Moda, Niteroi, RJ © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados