13 setembro 2018

O segredo para um relacionamento duradouro

Olá Zeferinos!

Amamos compartilhar histórias lindas, de alegria e de amor daquelas que inspiram de verdade! Olha que máximo isso: O Casal mais velho do mundo revela o segredo da união: paciência!!!

Os japoneses Masao e Miyako Matsumoto foram reconhecidos pelo 'Guinness' como o casal mais velho do mundo. A idade somada dos dois (ele tem 108, e ela, 100) chega a 208 anos. Eles estão casados desde 1937. Miyako contou que o segredo para uma união tão longa é a paciência. Ela diz que sempre pensou que as coisas iam melhorar, que tempos melhores viriam! Achei isso tão fofo que decidi dividir com vocês!

Masao Matsumoto (nascido em 9 de julho de 1910) casou com Miyako Sonoda (nascida em 24 de novembro de 1917) em 20 de outubro de 1937. O casal hoje tem 5 filhas (Etsuko, 77, Chizuyo, 75, Mitsue, 71, Emiko, 68, e Hiromi, 66), 13 netos e 25 bisnetos.

No entanto, esse relacionamento super duradouro não foi só feito de flores.

Ambos nasceram em Oita, e foram apresentados um ao outro por um conhecido. A união aconteceu em 1937, mas antes de oficializado o casamento foi adiado já que Masao não havia retornado da casa do seu irmão por falta de dinheiro.

As dificuldades aumentaram quando o Japão se envolveu numa série de guerras. E até o fim da Segunda Guerra Mundial, Masao foi chamado para o serviço militar 3 vezes, deixando Miyako e 2 filhas pra trás. Nesse tempo Miyako morou com parentes e trabalhou duro para educar suas filhas. Miyako estava preparada para o pior, a possibilidade de que Masao talvez não retornasse. Mas felizmente ele retornou para a sua família em 1946, mesmo que só em "carne e osso" como descreveu a esposa.

Após o retorno de Masao, eles tiveram mais 3 filhas. E mesmo com o fim da guerra o momento era desafiador, e a família sofreu para conseguir comida e roupas. As filhas lembram de um tempo em que a promessa de ter um kit de bonecas para o Hinamatsuri (festival tradicional Japonês) foi firmemente rejeitado pelo pai que disse: "Ao invés de comprar bonecas vocês cinco vão só se alinhar, isso já basta"!

Masao foi contratado para trabalhar no porto e por isso eles se moraram me várias cidades do Japão, isso fez com que as filhas não tivessem a mesma infância. Mas uma vez que elas começaram suas próprias famílias, o casal pode aproveitar a vida de casado de formas que não podiam antes, como viajar dentro e fora do Japão juntos.

Depois que se mudaram para um asilo, o casal participa de vários eventos e atividades. Para o aniversário de casamento de 80 anos, eles se vestiram para um photoshoot, para Miyako foi como o casamento que ela nunca teve a 80 anos atrás.

A família está super feliz e animada pelo título concebido pelo recorde mundial do Guinness.

As filhas acreditam que a longevidade deles não é somente pela força de Masao, mas também por Miyako ter preparado refeições saudáveis para a família até os seus 98 anos.

O casal mais velho até hoje foram os Noruegueses Karl Dolven e Gurdren Dolven que juntos tinham 210 anos, 1 mês e 34 dias quando Gurdren faleceu.

E aí?
Curtiram essa história?

Bjinhos Fran e Paulo

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Capitão Zeferino por Fran Sartor e Paulo Herédia, Blog de Moda, Niteroi, RJ © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados