31 outubro 2019

Dia Mundial do Veganismo e Receitas veganas deliciosas

E aí zeferinos,
Tudo bem com vocês?

Quem acompanha a gente há mais tempo sabe que a gente ama comer, experimentar coisas novas e acima de tudo cuidar da saúde, inclusive a gente faz dias veganos ou vegetarianos por aqui! Sabiam disso?

E como amanha dia 1 de novembro é o Dia mundial do Veganismo decidi dividir com vocês 3 receitas Veganas Práticas que foram elaboradas pela Chef funcional, e idealizadora do Projeto Crescer e Semear, Lidi Barbosa.

A alimentação que exclui todos os tipos de carne e derivados de origem animal tem ganhado cada vez mais adeptos. Tanto pela saúde quanto pelo amor pelos animais. Para a Chef funcional Lidi Barbosa com criatividade é possível fazer muita coisa na cozinha sem precisar usar algo que venha de origem animal! Vai receber um vegano em casa e não sabe o que servir confira essas receitas deliciosas e rápidas a prova de veganismo!

CARBONARA VEGANO

Receita preparada pela Chef Funcional Lidi Barbosa
Ingredientes:
300g de massa sem glúten (atenção não escolha uma massa só por não conter glúten. Atenção ao o que tem a mais nessa massa...quantidade de fibras). Pode ser spaguetti de pupunha.
200g de champignon fresco;
2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem ou azeite de oliva extra virgem;
1 colher de chá de páprica defumada;
1 colher de sopa de levedura nutricional;
Salsinha bem picadinha a gosto;
Pimenta calabresa a gosto;
Noz moscada a gosto;

Modo de preparo:
Limpe e higienize os cogumelos. Pique bem o cogumelo e em um bowl, misture com a páprica, levedura e oléo de coco ou azeite de oliva. Leve a uma frigideira e deixe em fogo médio, por uns 10 minutos. Mexa para não queimar. Mas não muito para que os cogumelos não soltem muita água. Eles precisam ficar crocantes. Enquanto isso, cozinhe o macarrão. Mesmo o pupunha eu cozinho 5 minutinhos. Escorra bem a água. Retire os cogumelos da frigideira e reserve. Nesta mesma frigideira, coloque o macarrão já cozido. Aproveite o fundinho que ficou. Acrescente (opcional) salsinha, noz moscada, pimenta calabresa. E finalize com cogumelos.


ALMÔNDEGAS VEGANAS

Receita preparada pela Chef Funcional Lidi Barbosa
Ingredientes:
Macarronada e almôndegas veganas
1/2 xícara de cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 colher de sopa de farinha de linhaça diluídos em 100ml de água bem quente
1 xícara de cogumelos paris frescos processados com 1/2 xícara de casca de banana orgânica
1/3 de xícara de levedura nutricional (opcional) + salsinha, cebolinha, manjericão, pimenta, sal a gosto;
2 fatias de pão amanhecido, vegano e sem glúten, torrados e triturados;
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.

Modo de Preparo:
Refogue a cebola, o alho e os cogumelos com 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem. Coloque os ingredientes refogados no processador. Coloque todos os ingredientes em um bowl, misture bem, deixe a massa homogênea e leve à geladeira por 30 minutos. Faça as bolinhas. Coloque em uma assadeira e leve ao forno 180c por 35 minutos. Sirva em seguida.

COUVE-FLOR DE FORNO CROCANTE (vegana e low carb)

Receita preparada pela Chef Funcional Lidi Barbosa
Ingredientes:
1 couve-flor
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1/4 de xícara de vinagre de maçã água
1 xícara de leite* de castanhas ou outro leite vegetal
1/2 colher (sopa) de farinha de linhaça
1 colher (café) de páprica defumada
1/2 xícara de queijo vegano
1 colher (sopa) de ora-pro-nóbis em pó (opcional - para garantir aporte de proteína)
Sal marinho moído;
nóz moscada;

Modo de preparo:
Coloque a couve-flor inteira em um bowl, com água suficiente para cobrir. Adicione o bicarbonato e o vinagre de maçã. Cubra. Coloque na noite anterior ao preparo na geladeira. No dia seguinte, escorra a água. Coloque a couve-flor inteira, para cozinhar em água fervente por 10 minutos (água suficiente para cobrir). Em quanto isso, leve o leite de castanhas ao fogo baixo, quando atingir fervura, coloque no liquidificador com os demais ingredientes. Deixe até ficar homogêneo. Coloque a couve-flor inteira em uma forma e por cima o molho branco. Leve ao forno pré aquecido a 180c por 20 minutos. Sirva em seguida.


Eu amei as receitas? o que vocês acharam???

Mais sobre Lidiane Barbosa:
A Chef Funcional Lidiane Barbosa, trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002.

Não demorou muito para ela mergulhar de cabeça na gastronomia funcional. Fez pós-graduação e outras especializações na área. Em 2015, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le CordonBleu, em Paris. Estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres e Matthew KenneyCulinarySchool em Venice Beach.

Lidiane tem como "bandeira" a disseminação da comida "de verdade", o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a socialização por meio da comida. É também especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos.

A chef é requisitada para consultorias a restaurantes e bistrôs pelo Brasil. No currículo, são 16 estabelecimentos em Belém, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo etc (lista completa abaixo). Ela também viaja o país comandando cursos e workshops de gastronomia funcional. Já foram mais de 400 cursos e palestras, 80 cidades e um total de mais de 40 mil alunos.

É autora das receitas do livro "Vó Leninha e ... O Aniversário de Isabela", primeira publicação brasileira com preparações funcionais voltada para crianças, em parceria com uma escritora de Santa Catarina Presidente e Idealizadora do Projeto Crescer e Semear (desde 2015), realizado pela ONG -- Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, também presidido pela mesma, que só em 2018 está alcançado 4500 crianças, 50 merendeiras de 13 escolas públicas da cidade de Blumenau/SC. Crescer e Semear é um projeto social, sem fins lucrativos, que tem como intuito mudar a EDUCAÇÃO de nossas crianças por meio da ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SABOROSA. Repensar a alimentação, incentivar hábitos saudáveis e, principalmente, ensinar como se alimentar com saúde e qualidade nutricional.

E aí sabiam que 1 de novembro é dia do veganismo? Eu não, mas adorei saber!!!
E também curti muito conhecer um pouquinho desse projeto lá da minha terra! :)

Espero que tenham curtido
Um super beijo
Fran!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Capitão Zeferino por Fran Sartor e Paulo Herédia, Blog de Moda, Niteroi, RJ © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados