16 janeiro 2020

SAGRADA FAMILIA - A HISTÓRIA | BARCELONA | VLOG

E aí zeferinos,

Tudo bem com vocês?

Começamos nosso último dia em Barcelona, pelo famoso La Boqueria que é um mercadão bem no estilo do mercadão de São Paulo e Belo Horizonte, ou seja, com muitas frutas, vinhos, artesanato, peixes, carnes, empanadas, tudo fresquinho. É o mercado mais antigo de Barcelona inaugurado em 19 de março de 1840, dia de São José, por isso também é chamado de Mercado de São José (Mercat de Sant Josep) em homenagem ao santo. Compramos empanadas e achamos um café na lateral do prédio principal, onde tem vários bares. Sobre os preços, achei eles mais turísticos! O único café que tem dentro do La Boqueria é o Pinoxto Bar, o dono trabalha lá até hoje e o estabelecimento vive lotado!

Depois subimos as Ramblas até a Praça da Catalunha e pegamos um metro que custa 2,20 euros por pessoa para o Parc Güell, o trajeto de metro demora uns 20 minutos e depois mais uns 10 minutos andando. O Parc Güell é um grande parque urbano com elementos arquitetônicos situado no distrito de Gràcia da cidade de Barcelona. Construído entre 1900 e 1914, inicialmente era para ser um super condomínio de luxo, porém foi um fracasso comercial e foi vendido ao Município de Barcelona em 1922, tendo sido inaugurado como parque público em 1926.



"O Parc Güell é um reflexo da plenitude artística de Gaudí; pertence à sua etapa naturalista (década de 1900), período no qual o arquiteto catalão aperfeiçoou o seu estilo pessoal, inspirando-se nas formas orgânicas da natureza e pondo em prática uma série de novas soluções estruturais originadas na sua análise da geometria regrada. A isso acrescentou uma grande liberdade criativa e uma imaginativa criação ornamental; partindo de um certo barroquismo, as suas obras adquirem grande riqueza estrutural, de formas e volumes desprovidos de rigidez racionalista ou de qualquer premissa clássica. No entanto, embora contenha vários elementos característicos da fase final da carreira de Gaudí, como a preferência por colunas inclinadas e o uso do trencadís, o parque apresenta uma mistura de elementos de diferentes estilos (românico, barroco, dórico, pré-romano, etc.) que remete para as suas primeiras obras. Uma das características mais marcantes do Parque Güell é o contraste entre as texturas e cores dos diferentes materiais de construção (cerâmica brilhante e multicolorida versus pedra rústica castanha), tão apreciado pelos arquitetos do modernismo catalão."










Achamos o parque super lotado mas encaramos isso normalmente e fizemos fotos com pessoas ao fundo, e com muita paciência e sorte algumas sem ninguém! O dragão, que fica na escadaria é o mais concorrido. Pela entrada principal vê-se duas casas que mais parecem a casa de João e Maria, uma é o Museu de História da Barcelona e o outro uma lojinha de souvenirs. Optamos por não entrar no museu, mas deveríamos pois sobrou tempo no final!




O Parc Güell é gigantesco e somente esse primeiro espaço que visitamos é pago, o ingresso custa 10 euros! A parte externa também tem obras/esculturas de Gaudí e é muito incrível.
No parque, está também a casa onde Gaudí morou durante quase vinte anos, e funciona desde 1963 a Casa-Museu Gaudí, que tem um acervo incluindo objetos pessoais e obras de Gaudí. Nós compramos um ingresso da Sagrada Família que incluía a visita a Casa de Gaudí, porém se você quer comprar separado ele custa 5,50 euros. Adorei a casa, achei super fofa por fora, bem cuidada, inclusive o jardim que tem esculturas do artista espalhadas!






Eu destinaria uma manhã ou uma tarde inteira para fazer o parque, já que ele fica distante, acho válido pagar, porém se não é sua prioridade vale visitar mesmo assim pois vocÊ consegue ver a influencia/presença de Gaudí!

Saímos do Parc Güell, sentido a Sagrada Familia, no caminho procuramos um lugar para comer e acabamos parando do lado da Igreja, no Taco Bell. Gostamos desses lugares fast food conhecidos, pois já sabemos o que vamos encontrar sem contar que o preço é sempre mais justo! Pedimos quesadilhas com nachos, nachos supreme, batatas e cerveja, a conta deu 14,35 euros.

Infelizmente não conseguimos antecipar a nossa entrada na Sagrada Familia, você só consegue entrar 15 minutos antes, ou no máximo 30 minutos depois do que agendou, portanto pense bem na hora de agendar para não perder tempo e nem o ingresso! Então decidimos fotografar a Igreja pelos arredores e tomar um café com o creme catalão que nada mais é que uma creme brullè gelado.















O nosso ingresso para a Sagrada Familia custou 28 euros e estava incluído a Casa Gaudí e o audio guide. O audio guide é imprescindível, uma verdadeira aula de arquitetura, tudo é super explicado e tem um motivo, ficamos encantados com essa Bíblia em pé! A fachada representa o nascimento de Jesus e é a única que Gaudí viu ficar pronta! A previsão de término da Sagrada Familia é para 2026, no centenário da morte de Gaudí.

Internamente é ainda mais deslumbrante, Gaudí foi um gênio em cada coisinha, os vitrais, as colunas, a entrada de luz, tudo é um espetáculo! Surreal é a palavra!

Passamos mais uma vez pelo arco do triunfo, jantamos num lugar próximo ao hotel, dormimos algumas horas e partimos para o nosso próximo destino.





Serviços:

La Boqueria - Las Ramblas, 91 - Barcelona
www.boqueria.barcelona

Parc Güell
www.parkguell.barcelona

Sagrada Familia - Carrer de Mallorca, 401 - Barcelona
www.sagradafamilia.org

Espero que tenham gostado!

Um super Beijo
Fran e Paulo

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Capitão Zeferino por Fran Sartor e Paulo Herédia, Blog de Moda, Niteroi, RJ © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados