18 fevereiro 2020

LISBOA - ROTEIRO PERFEITO / VLOG

E aí zeferinos,

Finalmente começamos o dia explorando a cidade de Lisboa, já estávamos há alguns dias por lá, mas ainda não tínhamos saído durante o dia! Então nesse dia começamos pela região de Belém! Nossa ideia era ir para a Torre de Belém primeiro, mas por conta da chuva paramos no Mosteiro dos Jerônimos, que na verdade é conhecido como Mosteiro de Santa Maria de Belém! O Mosteiro dos Jerônimos é o maior exemplar arquitetônico do estilo Manuelino. Isso porque o Mosteiro começou sua edificação por uma iniciativa do rei D. Manuel no início do século XVI.
Para perpetuar a fama de Manuel I e toda a glória de seu reinado, ele decidiu construir uma igreja e um mosteiro que representasse tudo isso. O local escolhido ficava localizado à entrada de Lisboa, nas margens do Rio Tejo. De lá os navios partiam para desbravar o Novo Mundo e as novas rotas. A exata localização é onde anteriormente se situava a Igreja de Santa Maria de Belém, bastante frequentada por navegadores antes de embarcarem em suas caravelas.
Desde 1907 o Mosteiro dos Jerônimos é classificado como monumento Nacional e foi tomando em 1983 como Patrimônio Mundial Pela UNESCO.
















O ticket para conhecer o Mosteiro e a Igreja custa 10 euros, e tem pacote especial para famílias. Pelo segundo andar do mosteiro, tem-se acesso ao coro da igreja. E a Igreja que está em obra, mas ainda assim pode-se visitar, tem os túmulos de Vasco da Gama e Luiz Vaz de Camões. Nós adoramos conhecer o mosteiro. É muito lindo e no final decidimos que vale sim a pena conhecer essa maravilha portuguesa! :)



Atravessando a rua por uma praça exatamente em frente ao Mosteiro, chega-se ao Padrão do Descobrimento, que é um monumento que homenageia as figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos portugueses. Originalmente o monumento na margem direita do rio Tejo, foi erguido em materiais perecíveis, em 1940 para a Exposição do Mundo Português. O monumento atual foi inaugurado em 1960 e é em betão e pedra.





Andando mais uns 10 minutos pela orla do Tejo chegamos a Torre de Belém, e pasmem, começou a chover.....Mas deu tempo de fazer algumas fotos do lado de fora, com os chuviscos.


Daí seguimos para a famosa “Pastéis de Belém” que surgiu em 1837 e desde sua fundação encontra-se no mesmo endereço, a Rua Belém nº 84. A Confeitaria está sempre cheia mas sempre tem uma mesinha em um dos vários salões, as filas são em geral para quem não quer se sentar. Sobre os pastéis de belém que são unicamente feitos por eles, (todos os outros pastéis são pastéis de natas) achei ele menos doce e bem mais crocante a massa folhada. Gastamos 7,90 euros em 3 pastéis, uma agua com gás, um chocolate e um café duplo.
Além de degustar os pastéis, você consegue ver os funcionários trabalhando já que a cozinha é praticamente toda aberta. Adoramos os itens decorativos que devem ser relíquias antigas usadas pela confeitaria.

Saindo do Pastel de Belém pegamos um elétrico antigo sentido Cais do Sodré, que custou 2 euros, fizemos questão de pagar o antigo só pra ter o gosto de andar nele. ehehhe


Chegamos no Time Out Market Lisboa que é um mercadão com vários estandes de restaurantes de chefs e culinárias locais e interncionais, são 26 restaurantes, 8 bares, mais de uma dezena de espaços comerciais e uma sala de espectáculos, tudo com o melhor de Lisboa (o melhor bife, o melhor hambúrguer, o melhor sushi ou os melhores espetáculos, entre outros), além de alguns vendedores de carne, peixe, fruta e flores mais conhecidos (e antigos) da cidade. Nós fomos para lá a convite da Ana do @projectodescobrirportugal para conhecer as delícias da @chefmarlenevieira, experimentamos um arroz de pato e um hambúrguer acompanhados de um chopp bem gelado, pra fechar sobremesas deliciosas: um pastel de natas desconstruído, uma torta de limão e uma torta de chocolate! Amamos a experiencia e sério adoraria ter ido mais vezes no Time Out, para mim esses mercadões são com certeza os melhores lugares para se comer bem!

Depois, saímos pelos fundos do mercado e chegamos rapidão a Pink Street, que é uma rua que tem o asfalto, pintado de rosa, um lugar suupppper instagramável! Vale a visita!



Ai seguimos andando por uns 40 minutos e explorando ruas diferentes, para encontrar minha cunha Pri e Xande que acabaram de chagar na cidade! Enconramos com eles na Casa Pau Brasil, que para os expatriados é um pouco do Brasil em uma loja só!

Nosso último point foi a Livraria Bertrand que é a maior e mais antiga livraria do mundo, que ainda está em funcionamento! Aberta desde 1732 por Pedro Faure foi frequentada por Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Eça de Queirós, Antero de Quental e Ramalho Ortigão. Em Abril de 2010, a “Livraria Bertrand” ganhou o Guinness World Record para «os mais antigos livreiros em atividade».

No vídeo mostramos tudo com mais detalhes! Vem ver!


Serviços:

HF Hotel - Fênix Lisboa
Praça Marquês de Pombal 8 - Lisboa
www.hfhotels.com
@hfhotels

Pastéis de Belém
Rua de Belém 84 92, 1300-085 - Lisboa
https://pasteisdebelem.pt

Time Out Market Lisboa
Mercado da Ribeira - Avenida 24 de Julho - 1200-479 - Lisboa
www.timeoutmarket.com/lisboa/
@timeoutmarketlisboa
@chefmarlenevieira

Curtiram?
E aí curtiram?
Espero que sim!

Um super Beijo
Fran e Paulo

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Capitão Zeferino por Fran Sartor e Paulo Herédia, Blog de Moda, Niteroi, RJ © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados