28 março 2020

Passeios por João Pessoa - Paraíba

E aí zeferinos,
Tudo bem como vocês?
Começamos nosso dia na praia de Tambaú em frente ao nosso hotel!
Na parte da tarde, a convite da secretaria de turismo da Paraíba, através da PB tour, fomos levados para conhecer alguns pontos turísticos que ainda não tínhamos tido a oportunidade de conhecer! Eles mandaram um carro com motorista e o guia João que nos levou a todos os lugares que vou citar aqui e que vocês podem conferir com detalhes no vídeo! Começamos pela Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental do Brasil, o primeiro lugar do país a receber os raios solares todos os dias! A praia é linda demais e quando voltamos quero sim fazer um passeio pelas piscinas naturais do Seixas! Ali também fica o Farol do Cabo Branco que está sobre uma falésia na praia de Cabo Branco cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas. O farol, que tem uma forma triangular única no país, é um dos mais importantes e visitados cartões postais da capital paraibana.
O projeto do monumento é de Pedro Abraão Dieb, professor aposentado Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O farol representa uma planta de sisal, que por sua vez, representou um dos ciclos econômicos mais duradouros e lucrativos no estado da Paraíba. Formado por uma torre triangular em concreto, três projeções pontiagudas em forma de asa a 3,5 m do chão, o farol é pintado de branco com uma faixa horizontal preta logo acima das asas. De cima os dois triângulos formam a estrela de Davi, no vídeo tem uma foto que dá pra ver isso direitinho! Ao lado do Farol, tem uma feirinha e um parque com árvores que dá pra fazer piqueniques, uma graça o lugar!
Saindo dali, fomos para o Centro de Ciência Cultura e Arte que tem seu projeto assinado pelo Arquiteto Niemeyer, nos lembrou muito o trabalho dele aqui em Niterói, A reserva Cultural! No jardim tem também várias esculturas femininas de Abelardo Daora. Outra coisa que o Joao fez questão de nos mostrar foi uma tela gigante que conta a história da Paraíba desde o começo de tudo até os dias atuais! super interessante!

Depois fomos para Cabedelo, onde fica a Fortaleza de Santa Catarina, uma das maiores e mais antigas fortalezas do Brasil construída em meados dos anos 1580. A primeira construção foi erguida em taipa – um tipo de madeira – assim que a área foi dominada pelos portugueses. O objetivo principal da fortaleza era defender os ataques e proteger o litoral paraibano de invasões dos holandeses e franceses. Mas ela acabou sendo destruída pelos povos indígenas e só sendo reconstruída por volta de 1600, conseguindo resistir aos ataques até 1634, quando os holandeses finalmente tomaram a região.
Os holandeses aumentaram o tamanho da fortificação e a renomearam para Fortaleza de Margarida. Depois ficou em estado de abandono até o final da década de 1870, quando foi cedido aos cuidados da Marinha. O edifício se tornou uma cadeia pública e em 1907 deixou de ser uma fortificação e voltou a ser abandonado novamente. Só em 1972 que o Forte de Santa Catarina foi restaurado, mais de 30 anos de ter sido considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN. Os visitantes passam pela Casa do Capitão-mor da Capitania, que abriga diversas obras em exposição e um gigantesco painel de azulejos coloridos. Amamos conhecer! Hoje é um espaço onde acontecem eventos, festas e casamentos.

Logo do lado da Fortaleza, tem um painel lindo que mostra as principais cidades pelas quais passa a Transamazonica e onde ela inicia, o KM zero ali em frente ao painel!

No caminho passamos pelo Centro Histórico e fomos até a Igreja São Francisco e pra finalizar o dia fomos para o Hotel Globo ver o por do sol que acabou não acontecendo mas foi lindo mesmo assim o lugar é um charme e gratuito, milhões de possibilidades de fotos nesse local! Lindo demais!
Curtiram?

Espero que sim!

Um super beijo Fran e Paulo

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Capitão Zeferino por Fran Sartor e Paulo Herédia, Blog de Moda, Niteroi, RJ © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados