02 janeiro 2020

BRAGA E BARCELOS | PORTUGAL | 4º DIA | VLOG

E aí zeferinos,
Tudo bem?

Começamos mais um dia de Portugal, explorando a parte norte do país, e como eu já falei em posts anteriores nós ficamos hospedados em Porto, no Hotel Infante Sagres e usamos a cidade como apoio para conhecermos as cidadezinhas próximas fazendo o famoso "bate e volta" com o carro que alugamos pela Sadorent! Depois daquele café delicioso, partimos para o nosso primeiro destino do dia: Santuário Bom Jesus do Monte que é um lugar super lindo situado em Braga, e é também patrimônio da UNESCO! Estacionamos no próprio lugar pelo preço simbólico de 1 euro e começamos visitando a Basílica pelo interior que é linda, clara com um cartela de cores muito bonita. Esta é uma das primeiras basílicas da época (1784-1811) construídas em estilo neoclássico com planta na forma de uma cruz latina. A fachada é ladeada por duas torres, que ficam entre um frontão triangular.




Saindo da Basílica, há bem em frente dela uma Escadaria, que tem 8 fontes, 3 delas são dedicadas as virtudes teológicas e 5 dedicadas aos cinco sentidos. No início dessa Escadaria também encontram-se as primeiras capelas da Via Sacra do Bom Jesus e a vista de Braga é lindíssima!



De baixo pra cima subindo estão as fontes dos cinco sentidos: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato. Porém, antes dessas há uma fonte que é chamada a "Fonte das Cinco Chagas", onde se lê: "Fontes de púrpura abriu então o ódio amargo; agora o amor transforma-os aqui em cristais para ti."

Na Fonte da Visão há uma figura que lança água pelos olhos, e possui a inscrição: "Varão prudente, em teu sono vê e vigiarás." Do lado direito, uma estátua de Moisés traz a inscrição "Aqueles que, feridos olhavam, saravam", e outra de Jeremias, com a inscrição "Eu vejo uma vara vigilante".

Na Fonte da Audição a figura lança água pelos ouvidos, com uma estátua de Idito a tocar cítara e a inscrição "Que cantava ao som da cítara, presidindo os que cantavam e louvavam o Senhor". Do lado esquerdo, David, com a inscrição "Ao meu ouvido darás gozo e alegria", em frente a uma mulher com a inscrição "Tua voz soe aos meus ouvidos".

A Fonte do Olfato a figura lança água pelo nariz, com uma estátua de um varão com a inscrição "Dai flores como o lírio e rescendei suave cheiro". Do lado esquerdo está Noé, com a inscrição: "o senhor sentiu o agradável odor", e do direito Sunamita com a inscrição: "A tua estatura é semelhante a uma palmeira... e o cheiro da tua boca é como o das maçãs".

Na Fonte do Paladar a figura lança água pela boca, com uma estátua de José do Egito com um cálice e um prato nas mãos, e a inscrição "A tua terra seja cheia das bênçãos do Senhor, dos frutos do céu e do orvalho". Do lado esquerdo, Jónatas com a inscrição "Eu somente provei um pouco de mel com a ponta da vara que tinha na mão. Estou pronto para morrer" e, do direito, Esdras com a inscrição "Prova o pão, e não nos abandones, como o pastor, no meio dos lobos".

Na Fonte do Tato uma figura segura uma bilha (jarro) com as duas mãos, de onde sai água, com a estátua de Salomão e a inscrição "As minhas entranhas estremecem ao seu toque". De um lado está Isaías, com a inscrição "Tocou a minha boca", e a de Isaac, que era cego, com as mãos estendidas à procura do filho e a inscrição "Chega-te a mim, meu filho, para que te toque".

Já a escadaria seguinte estão as três fontes dedicadas às Virtudes teologais: a Fé, a Esperança e a Caridade.
A Fonte da Fé diz: "Correrão dele águas vivas", e as suas alegorias referem-se à Docilidade e à Confissão.

A Fonte da Esperança tem uma figura da arca de Noé por baixo da qual cai a água e diz: "Arca na qual... se salvaram almas", e as alegorias referem-se à Confiança e à Glória.

A Fonte da Caridade tem uma uma estátua de mulher com duas crianças nos braços, com a inscrição "São três estas virtudes... a maior delas, porém, é a caridade". A água jorra do coração de uma das crianças, e as alegorias referem-se à Benignidade e à Paz.

São no total 581 degraus. E no site tem muitos mais detalhes pra quem ama entender e conhecer mais das estátuas: www.bomjesus.pt. :) Além disso, os arredores da Basílica é um parque com cenários lindos!





No vídeo tem algumas imagens de drone que valem super a pena ver e enaltecem o local!

Depois disso fomos para o centrinho de Braga e começamos pelo Arco da Porta Nova, fomos andando e admirando a arquitetura das casinhas com foco nos azulejos é claro, nas janelas, super charmosas e na cores. Passamos pelo Largo do Paço que fica em frente a Universidade do Minho. No caminho passamos por uma Igreja toda revestida de azulejos por fora e decidimos entrar, o nome é Igreja dos Terceiros, da Ordem Terceira de São Francisco, e ficamos encantados com os azulejos do lado de fora e com os painéis de azulejos dentro, simplesmente muito lindo! Depois andamos até o Jardim de Santa Bárbara, que mesmo no outono quase inverno estava super bem conservado e cuidado, e atravessamos a rua para comer numa hamburgueria, a DGEMA Hamburgueria que fica em frente ao Jardim ao lado da fonte do dragão! Achei o hambúrguer muito bom, e saboroso, e bem criativos os nomes, o meu foi o Mais velho que a Sé! eheheheh







Aproveitamos para fazer a digestão e seguimos andando pelas ruazinhas, admirando o artesanato, as lojas de decoração, entrando aqui e ali, até chegarmos na Catedral da Sé, optamos por não entrar pois decidimos ir para Barcelos, a cidade famosa do Galo de Portugal!




Então pra quem não conhece ai vai a história do Galo de Barcelos: Reza a lenda que em algum momento na época medieval, ocorreu um crime na cidade de Barcelos que ninguém conseguia desvendar. Um jovem galego que passava pela região à caminho de Santiago de Compostela para cumprir uma promessa, foi acusado pelos moradores como suspeito do crime e acabou condenado à forca por isso.

Alegando inocência, o jovem pediu que fosse levado até o juiz e assim foi feito. No encontro, reafirmando que não havia cometido crime algum e perante as risadas do juiz e demais presentes, o jovem apontou para um frango assado na mesa do banquete que ocorria ali e disse: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.”
O juiz não acreditou e mandou que o galego fosse enforcado, porém quando estava para acontecer, o galo cantou e aí o juiz, desesperado, foi até à forca para tentar evitar a injustiça e chegou a tempo de ver o rapaz sobreviver por conta de um nó mal feito na corda.

Solto e inocentado, o galego voltou anos depois e construiu o famoso Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor à Virgem Maria e a São Tiago. Esse monumento fica ao lado do Museu Arqueológico.

Nós chegamos e seguimos em direção ao Museu Arqueológico do Paço de Barcelos, que são umas ruínas que era o Paço dos Condes, e foi residência deles até meados do século XVII. A cada passo você encontra um galo em Barcelos! Andamos pelas ruazinhas até acharmos o Galo primitivo que é o galinho mais amarelado, ele fica num largo em frente a Igreja Bom Jesus da Cruz, que por sinal é lindíssima por dentro com painéis de azulejos que vão até o teto! Também visitamos o Museu de Olaria e em frente dele tem um galo preto, pra fechar nosso passeio paramos em uma lojinha, a Casa Lurdes, a própria Lurdes nos atendeu, os preços são ótimos e o artesanato é lindo! Ficamos encantados por Barcelos e voltaríamos para passar mais tempo lá e explorar ainda mais os cantinhos da cidade!








Galo Primitivo


Voltando para o Porto pegamos os fogos de inauguração da decoração de natal! Super legal!!!


Nós passamos pela praça mas optamos por conhecer a parte da Ribeira e jantamos do lado da Ponte Dom Luis I, no Fiume Douro, lugar aconchegante com pizza boa e vinho!
Para ver mais detalhes é só assistir ao vídeo! Espero que gostem!


Serviços:

Hotel Infante Sagres - Praça D. Filipa de Lencastre 62, 4050-259 Porto, Portugal
Telefone: +351 22 339 8500
www.infantesagres.com

ALUGUEL DE CARRO EM PORTUGALSadorent - Instagram: @sadorent

www.sadorent.pt

DGema Hamburgueria - Praça Dr. José Augusto, Ferreira Salgado, Centro, 4700-314, Braga
Horário: Domingo a Quinta: 12h - 23h | Sexta e Sábado: 12h - 00h
www.degema.pt

Pizzaria Fiume Douro - Cais da Ribeira 22, Porto, Portugal
Telefone: +351 22 201 0172

E aí curtiram?

Um super beijo
Fran e Paulo

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Capitão Zeferino por Fran Sartor e Paulo Herédia, Blog de Moda, Niteroi, RJ © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados