E aí zeferinos,
Tudo bem?
Começamos mais um dia de Portugal, explorando a parte norte do país, e como eu já falei em posts anteriores nós ficamos hospedados em Porto, no Hotel Infante Sagres e usamos a cidade como apoio para conhecermos as cidadezinhas próximas fazendo o famoso "bate e volta" com o carro que alugamos pela Sadorent! Depois daquele café delicioso, partimos para o nosso primeiro destino do dia: Santuário Bom Jesus do Monte que é um lugar super lindo situado em Braga, e é também patrimônio da UNESCO! Estacionamos no próprio lugar pelo preço simbólico de 1 euro e começamos visitando a Basílica pelo interior que é linda, clara com um cartela de cores muito bonita. Esta é uma das primeiras basílicas da época (1784-1811) construídas em estilo neoclássico com planta na forma de uma cruz latina. A fachada é ladeada por duas torres, que ficam entre um frontão triangular.
Saindo da Basílica, há bem em frente dela uma Escadaria, que tem 8 fontes, 3 delas são dedicadas as virtudes teológicas e 5 dedicadas aos cinco sentidos. No início dessa Escadaria também encontram-se as primeiras capelas da Via Sacra do Bom Jesus e a vista de Braga é lindíssima!
De baixo pra cima subindo estão as fontes dos cinco sentidos: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato. Porém, antes dessas há uma fonte que é chamada a "Fonte das Cinco Chagas", onde se lê: "Fontes de púrpura abriu então o ódio amargo; agora o amor transforma-os aqui em cristais para ti."
Na Fonte da Visão há uma figura que lança água pelos olhos, e possui a inscrição: "Varão prudente, em teu sono vê e vigiarás." Do lado direito, uma estátua de Moisés traz a inscrição "Aqueles que, feridos olhavam, saravam", e outra de Jeremias, com a inscrição "Eu vejo uma vara vigilante".
Na Fonte da Audição a figura lança água pelos ouvidos, com uma estátua de Idito a tocar cítara e a inscrição "Que cantava ao som da cítara, presidindo os que cantavam e louvavam o Senhor". Do lado esquerdo, David, com a inscrição "Ao meu ouvido darás gozo e alegria", em frente a uma mulher com a inscrição "Tua voz soe aos meus ouvidos".
A Fonte do Olfato a figura lança água pelo nariz, com uma estátua de um varão com a inscrição "Dai flores como o lírio e rescendei suave cheiro". Do lado esquerdo está Noé, com a inscrição: "o senhor sentiu o agradável odor", e do direito Sunamita com a inscrição: "A tua estatura é semelhante a uma palmeira... e o cheiro da tua boca é como o das maçãs".
Na Fonte do Paladar a figura lança água pela boca, com uma estátua de José do Egito com um cálice e um prato nas mãos, e a inscrição "A tua terra seja cheia das bênçãos do Senhor, dos frutos do céu e do orvalho". Do lado esquerdo, Jónatas com a inscrição "Eu somente provei um pouco de mel com a ponta da vara que tinha na mão. Estou pronto para morrer" e, do direito, Esdras com a inscrição "Prova o pão, e não nos abandones, como o pastor, no meio dos lobos".
Na Fonte do Tato uma figura segura uma bilha (jarro) com as duas mãos, de onde sai água, com a estátua de Salomão e a inscrição "As minhas entranhas estremecem ao seu toque". De um lado está Isaías, com a inscrição "Tocou a minha boca", e a de Isaac, que era cego, com as mãos estendidas à procura do filho e a inscrição "Chega-te a mim, meu filho, para que te toque".
Já a escadaria seguinte estão as três fontes dedicadas às Virtudes teologais: a Fé, a Esperança e a Caridade.
A Fonte da Fé diz: "Correrão dele águas vivas", e as suas alegorias referem-se à Docilidade e à Confissão.
A Fonte da Esperança tem uma figura da arca de Noé por baixo da qual cai a água e diz: "Arca na qual... se salvaram almas", e as alegorias referem-se à Confiança e à Glória.
A Fonte da Caridade tem uma uma estátua de mulher com duas crianças nos braços, com a inscrição "São três estas virtudes... a maior delas, porém, é a caridade". A água jorra do coração de uma das crianças, e as alegorias referem-se à Benignidade e à Paz.
São no total 581 degraus. E no site tem muitos mais detalhes pra quem ama entender e conhecer mais das estátuas: www.bomjesus.pt. :) Além disso, os arredores da Basílica é um parque com cenários lindos!
No vídeo tem algumas imagens de drone que valem super a pena ver e enaltecem o local!
Depois disso fomos para o centrinho de Braga e começamos pelo Arco da Porta Nova, fomos andando e admirando a arquitetura das casinhas com foco nos azulejos é claro, nas janelas, super charmosas e na cores. Passamos pelo Largo do Paço que fica em frente a Universidade do Minho. No caminho passamos por uma Igreja toda revestida de azulejos por fora e decidimos entrar, o nome é Igreja dos Terceiros, da Ordem Terceira de São Francisco, e ficamos encantados com os azulejos do lado de fora e com os painéis de azulejos dentro, simplesmente muito lindo! Depois andamos até o Jardim de Santa Bárbara, que mesmo no outono quase inverno estava super bem conservado e cuidado, e atravessamos a rua para comer numa hamburgueria, a DGEMA Hamburgueria que fica em frente ao Jardim ao lado da fonte do dragão! Achei o hambúrguer muito bom, e saboroso, e bem criativos os nomes, o meu foi o Mais velho que a Sé! eheheheh
Aproveitamos para fazer a digestão e seguimos andando pelas ruazinhas, admirando o artesanato, as lojas de decoração, entrando aqui e ali, até chegarmos na Catedral da Sé, optamos por não entrar pois decidimos ir para Barcelos, a cidade famosa do Galo de Portugal!
Então pra quem não conhece ai vai a história do Galo de Barcelos: Reza a lenda que em algum momento na época medieval, ocorreu um crime na cidade de Barcelos que ninguém conseguia desvendar. Um jovem galego que passava pela região à caminho de Santiago de Compostela para cumprir uma promessa, foi acusado pelos moradores como suspeito do crime e acabou condenado à forca por isso.
Alegando inocência, o jovem pediu que fosse levado até o juiz e assim foi feito. No encontro, reafirmando que não havia cometido crime algum e perante as risadas do juiz e demais presentes, o jovem apontou para um frango assado na mesa do banquete que ocorria ali e disse: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.”
O juiz não acreditou e mandou que o galego fosse enforcado, porém quando estava para acontecer, o galo cantou e aí o juiz, desesperado, foi até à forca para tentar evitar a injustiça e chegou a tempo de ver o rapaz sobreviver por conta de um nó mal feito na corda.
Solto e inocentado, o galego voltou anos depois e construiu o famoso Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor à Virgem Maria e a São Tiago. Esse monumento fica ao lado do Museu Arqueológico.
Nós chegamos e seguimos em direção ao Museu Arqueológico do Paço de Barcelos, que são umas ruínas que era o Paço dos Condes, e foi residência deles até meados do século XVII. A cada passo você encontra um galo em Barcelos! Andamos pelas ruazinhas até acharmos o Galo primitivo que é o galinho mais amarelado, ele fica num largo em frente a Igreja Bom Jesus da Cruz, que por sinal é lindíssima por dentro com painéis de azulejos que vão até o teto! Também visitamos o Museu de Olaria e em frente dele tem um galo preto, pra fechar nosso passeio paramos em uma lojinha, a Casa Lurdes, a própria Lurdes nos atendeu, os preços são ótimos e o artesanato é lindo! Ficamos encantados por Barcelos e voltaríamos para passar mais tempo lá e explorar ainda mais os cantinhos da cidade!
Galo Primitivo
Voltando para o Porto pegamos os fogos de inauguração da decoração de natal! Super legal!!!
Nós passamos pela praça mas optamos por conhecer a parte da Ribeira e jantamos do lado da Ponte Dom Luis I, no Fiume Douro, lugar aconchegante com pizza boa e vinho!
Para ver mais detalhes é só assistir ao vídeo! Espero que gostem!
Serviços:
Hotel Infante Sagres - Praça D. Filipa de Lencastre 62, 4050-259 Porto, Portugal
Telefone: +351 22 339 8500
www.infantesagres.com
ALUGUEL DE CARRO EM PORTUGAL: Sadorent - Instagram: @sadorent
www.sadorent.pt
DGema Hamburgueria - Praça Dr. José Augusto, Ferreira Salgado, Centro, 4700-314, Braga
Horário: Domingo a Quinta: 12h - 23h | Sexta e Sábado: 12h - 00h
www.degema.pt
Pizzaria Fiume Douro - Cais da Ribeira 22, Porto, Portugal
Telefone: +351 22 201 0172
E aí curtiram?
Um super beijo
Fran e Paulo
02 janeiro 2020
BRAGA E BARCELOS | PORTUGAL | 4º DIA | VLOG
Leia mais posts sobre:
as fontes dos cinco sentidos em Bom Jesus do monte,
Barcelos,
basilica de são jesus do monte,
braga,
fote das virtudes,
galo de Barcelos,
Portugal,
santuário Bom Jesus do monte
Veja Também:
Comente com o Facebook:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário